Pesquisar este blog

terça-feira, 13 de julho de 2010

São Pedro (Rio Grande do Norte)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ir para: navegação, pesquisa

Uma propriedade rural em território pertencente ao município de Macaíba deu origem nos idos de 1930, ao povoado de São Pedro e já contava com escola, feira semanal, muitas moradias e uma capela em homenagem a São Pedro.

Situado à margem direita do rio Potengi o pov

oado enfrentou desde o início uma permanente disputa com seu vizinho, o povoado de Pedra Branca, situado à esquerda do mesmo rio e pertencente ao município de São Gonçalo, que serviu de estímulo para o seu desenvolvimento.

Em 11 de maio de 1962, através da Lei nº 2.790, São Pedro foi desmembrado de São Paulo do Potengi tornando-se município do Rio Grande do Norte.




Emancipação política 11 de maio de 1962
12 de setembro de 1930, Fundadores: Francisco Cabral, Manoel Félix, Francisco Curcio e outros.
sãopedrense

João de Deus Garcia de Araújo (PSB)
(20092012)



Rio Grande do Norte
Agreste Potiguar IBGE/2008 [1]
Agreste Potiguar IBGE/2008 [1]

São Paulo do Potengi, Bom Jesus, Macaíba, Santa Maria, Ielmo Marinho e Sen. Elói de Souza
58Km km

195,238 km²
6.590 hab. est. IBGE/2009 [2]
33,8 hab./km²
menos de 100m m
Quente e semi-Árido
UTC-3

0,63 médio PNUD/2000 [3]
R$ 18.230 mil IBGE/2005 [4]
R$ 2.752,00 IBGE/2005 [4]

1. IDENTIFICAÇÃO

Nome do Município: São Pedro

Lei de Criação: n° 2.790 Data: 11/05/1962

Desmembrado de: São Paulo do Potengi

Microrregião do IBGE: Agreste Potiguar

Zona Homogênea do Planejamento: Agreste

Índice de Desenvolvimento Humano: 0,631

Esperança de Vida ao Nascer: 67,252

2. CARACTERIZAÇÃO FÍSICA

2.1 – Localização, Área, Altitude da Sede, Distância em Relação à Capital e

        Limites.

Coordenadas Geográficas: latitude: 5º 53’ 53” Sul longitude: 35º 38’ 04” Oeste

Área: 195,24 km², equivalente a 0,34% da superfície estadual.

Altitude da Sede: 61 metros

Distância em Relação à Capital: 50 km

Limites: Norte – Ielmo Marinho Sul – Bom Jesus e Senador Elói de Souza Leste – Macaíba, Ielmo Marinho e Bom Jesus Oeste – São Paulo do Potengi e Santa Maria

2.2 – Clima

Tipo: clima muito quente e semi-árido, com estação chuvosa adiantando-se para o outono.

Precipitação Pluviométrica Anual: normal: 791,7 mm

  observada: 557,4 mm
desvio: -234,3 mm

Período Chuvoso: abril a maio

Temperaturas Médias Anuais: máxima: 32,0 °C

           média: 27,2 °C
mínima: 21,0 °C

Umidade Relativa Média Anual: 70%

Horas de Insolação: 2.700


2.3 – Formação Vegetal

Caatinga Hipoxerófila - vegetação de clima semi-árido, apresenta arbustos e árvores com espinhos e de aspecto menos agressivo do que a Caatinga Hiperxerófila. Entre outras espécies destacam-se a catingueira, angico, juazeiro, braúna, marmeleiro, mandacaru, umbuzeiro e aroeira.

2.4 – Solos

Solos predominantes e características principais:

Planossolo Solódico - fertilidade natural alta, textura argilosa e arenosa, relevo suave ondulado, imperfeitamente drenado, raso.

Podzólico Vermelho Amarelo abrúptico plínthico - fertilidade natural baixa, textura média, relevo plano, moderado a imperfeitamente drenados, profundos.

Uso: os Planossolos são utilizados, principalmente, com pecuária e em pequenas áreas com algodão, milho e feijão consorciados, além de palma forrageira, em alguns locais. Seu aproveitamento racional com pecuária requer melhoramento das pastagens e intensificação da palma forrageira.

Os Podzólicos são utilizados, na maior parte da sua área, com mandioca e fruticultura, além de pastagens, em pequenas áreas. Apresentam condições, favoráveis a mecanização agrícola e seu aproveitamento racional requer adubações parceladas. As limitações ao uso agrícola decorrem da falta d´água e baixa fertilidade natural.

Aptidão Agrícola: regular para lavouras e regular para pastagem plantada. Terras aptas para culturas especiais de ciclo longo, tais como: algodão arbóreo, sisal, caju e coco.

Sistema de Manejo: médio e alto nível tecnológico. As práticas agrícolas estão condicionadas tanto ao trabalho braçal e a tração animal com implementos agrícolas simples, como a motomecanização.

2.5 – Relevo

Menos de 100 metros de altitude.

Depressão sub-litorânea - terrenos rebaixados, localizados entre duas formas de relevo de maior altitude. Ocorre entre os Tabuleiros Costeiros e o Planalto da Borborema.

2.6 – Aspectos Geológicos e Geomorfológicos

O município situa-se em área de domínio do Embasamento Cristalino, predominantemente Grupo Caicó, de Idade Pré-Cambriana (1.100 - 2.500 milhões de anos), que caracterizado por rochas do tipo migmatito, gnaisses, anfibolitos e xistos. Localmente o Embasamento Cristalino encontra-se recoberto por uma camada de sedimentos arenosos, bastante lixiviada de coloração creme claro a esbranquiçada e pouca espessura. Geomorfologicamente predominam formas tabulares de relevos, de topo plano, com diferentes ordens de grandeza e de aprofundamento de drenagem, separados geralmente por vales de fundo plano.

Gemas

Coríndon - é um mineral de alta dureza (9), brilho adamantino a vítreo, encontrado sob a forma de grãos, massas uniformes, ou cristais prismáticos a piramidais. Ele possui duas variedades importantes variedades gemeológicas o rubí que tem a cor vermelha, e a safira cuja cor mais distintiva é azul, mas também pode ser incolor, púrpuradourada ou rósea.

Recursos Minerais Associados

Complexo Gnáissico-Migmetítico - rocha ornamental especialmente migmatitos utilizado em piso e revestimento; brita e rocha dimensionada utilizada para construção civil.

Grupo Barreiras e Paleocascalheiras - cascalho, material utilizados para construção civil; seixos e calhaus de calcedónia, utilizada em artesanato mineral e em moinhos de bolas, Água mineral, utilizada para o consumo humano.

2.7 – Recursos Hídricos

Hidrogeologia:

Aqüífero Cristalino - engloba todas as rochas cristalinas, onde o armazenamento de águas subterrâneas somente se torna possível quando a geologia local apresentar fraturas associadas a uma cobertura de solos residuais significativa. Os poços perfurados apresentam uma vazão média baixa de 3,05 m³/h e uma profundidade de até 60 m, com água comumente apresentando alto teor salino de 480 a 1.400 mg/1 com restrições para consumo humano e uso agrícola.

Aqüífero Aluvião - apresenta-se disperso, sendo constituído pelos sedimentos depositados nos leitos e terraços dos rios e riachos de maior porte. Estes depósitos caracterizam-se pela alta permeabilidade, boas condições de realimentação e uma profundidade média em torno de 7 metros. A qualidade da água geralmente é boa e pouco explorada.

Hidrologia:

O município encontra-se com 100% do seu território inserido na Bacia Hidrográfica do rio Potengi.

Rios principais: Potengi, Camaragibe, Rio Grande

Riachos: Campos Novos, da Telha, Pedra Branca, Salgado

Lagoas: da Quixaba, do Canto, dos Currais, Grande, Comprida, da Carnaúba, Cará.

Açudes com Capacidade de Acumulação Superior a 100.000 m³:

Públicos Comunitários Rio/Riacho Barrado Capacidade (m³) Bairro Boa Sorte - Riacho dos Calixtos 7 000 000 Dos Fiéis - Riacho dos Fiéis e Santa Luzia 10 000 000

O município não dispõe de mananciais com qualidade e quantidade que permitam a implantação de obras de abastecimento. Portanto, faz-se necessário o beneficiamento de oferta d`água através do Sistema Adutor Agreste/Trairi/Potengi, que tem como objetivo o abastecimento humano e dessedentação animal. Também conhecido como Adutora Monsenhor Expedito, o sistema possui uma extensão total de 316 km, a captação d`água é feita no Sistema Lacustre Bonfim, localizado no município de Nísia Floresta e possibilita uma vazão total de 452,32 l/s ou 1.628,35 m³/h.

São Pedro, município no estado do Rio Grande do Norte (Brasil), localizado na região do Agreste potiguar. De acordo com o censo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no ano 2000, sua população é de 6.776 habitantes. Área territorial de 181 km².

Um comentário:

  1. No mês de setembro o nosso munícipio estara comemorando seus 81 anos de fundação, parabens aos nossos fundadores que lutaram incansavelmento para realizar esse sonhor,vamos juntos festejar essa festa pois temos motivo de sobra para comemorar-mos.Parabéns São Pedro.

    ResponderExcluir